top of page

Vamos Fundo...

 

 

Olhando mais profundamente, vemos a anatomia interna da folha. Entre a parte abaxial e adaxial encontramos:

 

• Mesofilo

 

O mesófilo é um tecido parenquimático rico em cloroplastos e de grande sistema de espaços intercelulares. 
Ele pode ser composto pelo parênquima paliçádico ou parênquima lacunoso.

O parênquima paliçádico é um tecido que está localizado na epiderme da superfície superior da folha (adaxial), possui as suas células dispostas em fileiras e com células alongadas. As células do parênquima paliçádico possuem espaços intercelulares parcialmente. A realização da fotossíntese é uma função deste tecido.

As folhas que possuem o parênquima paliçádico nas duas superfícies (adaxial e abaxial) são chamadas de isolaterais ou bilaterais. 
Quando o parênquima está presente somente na superfície adaxial da folha, ela é chamada de dorsiventral ou bifacial.

O parênquima lacunoso tem como característica marcante os espaços intercelulares em toda a sua estrutura, que possibilitam a realização das trocas gasosas. Suas células possuem um aspecto de uma estrela, com ramificações que fazem a conexão com outras células.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

• Sistema Vascular

 

Este sistema é caracterizado pela relação que faz entre o mesofilo e os tecidos vasculares.

Os tecidos vasculares são representados por um complexo de nervuras chamado venação. Esta possui duas formas, a reticulada (presente nas dicotiledôneas) e a paralela (presente nas monocotiledôneas).

Os tecidos vasculares são encontrados no centro do limbo, junto à superfície da folha, e são denominados bicolaterais ou colaterais. O xilema está sempre na porção adaxial da folha e o floema sempre na porção abaxial da folha.


 

© 2014 Licenciatura Biologia Produções Wix.com.

bottom of page